domingo, 22 de junho de 2008

Comida típica

Cada lugar parece ter uma comida associada (há ainda as que se relacionam a determinadas festas, como a 'junina'). Qual é a comida típica do Rio? Já falaram no churrasco-rodízio. Ñ sei se o fenômeno é localizado, mas por onde ando tropeço num churrasquinho. Todo dia, ou quase, cai a noite, e lá está a pessoa com sua churrasqueira portátil, com os espetinhos. Churrasquinho de gato, é o q diz a lenda urbana. E ñ é de hoje não. Pois quando eu estava grávida a primeira vez, e lá se vai mais de uma década (sem admissões de idade), bateu a vontade de comer o tal churrasquinho. Naquele tempo bíblico, era comida q se via em parquinho, em festa junina, era coisa popular mesmo. Acabei parando num restaurante comendo um brochete. Nada a ver. O q tb comprova q desejos insatisfeitos ñ fazem mal. Minha filha ñ nasceu com cara de churrasquinho. Mais provável nascer com cara de mariola ou caramelo de chocolate. Ah! deve ser por isso q ela gosta tanto daquela propaganda besta de uma marca de chocolate (esqueci o nome, de verdade): 'caramelow'!
Então: o churrasquinho se alastrou. E junto com ele, as mesinhas espalhadas ao redor, com as pessoas bebendo cerveja, e algumas raras, refrigerante. E, embora eu pouco coma carne, às vezes ñ consigo resistir ao cheiro q emana do fogareiro tosco. Depende do tamanho do vazio no estômago, ou da nostalgia.
Haja empreendedor de churrasco.

3 comentários:

Estava Perdida no Mar disse...

E já percebeu que é o cheirinho que nos chama? Quando fazemos em casa não tem tanto cheiro assim. O que comprova a teoria de que: a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa...rs
Ah, quanto a desejos de grávidas: tenho uma amiga que comeu reboco de parede durante toda gravidez e uma prima que comia o gelo que forma nas paredes do congelador da geladeira. Eca...Cada coisa estranha.
Beijos

Leila disse...

Comer o gelo eu até entendo - embora me faça lembrar aquela cena de O Casamento do meu melhor amigo, em que uma personagem cola a língua numa escultura de gelo... mas reboco? Há séculos atrás eu li que criança come terra pq tem verme, acho, sei lá. Enfim, é mesmo o cheiro q chama - à moda do flautista de Hamelin, só q muuuuito mais atraente...

Andréa Cordoniz disse...

Passei aqui pra deixar um beijo light!
Bom ver meu filhote ("Exorcize Sua Alma Gorda") no seu blog.

Seguidores

MINHA PONTE

MINHA PONTE
Brooklyn Bridge