sábado, 24 de janeiro de 2009

O BlackBerry de Obama

"You look at Amanda Root and you see how patience has shifted into neurosis, how niceties have condensed into suffocation; the battle of wits is now a fight to the death."
(from Jane Austen and Co., Remaking the Past in Contemporary Culture, Suzanne R. Pucci and James Thompson, editors, State University of New York Press)

As coisas andam aceleradas. Mesmo assim, continuam sendo refilmadas as histórias baseadas em clássicos, sejam de Jane Austen ou outros autores (posso citar a própria Keira Knightley, que esteve na última versão de Pride and Prejudice, mais A Duquesa e Desejo e Reparação, todos filmes de época, todos baseados em livros). Não vi os dois últimos, achei sua performance no primeiro um tanto ou quanto over, mas a acho boa atriz. O que importa é que ela escolhe bem, textos de qualidade.
Enquanto isso, o cinema americano continua produzindo High School Musical, Hannah Montanas e bobagens similares, mais violência, e a Paramount antevê prejuízo para o filme Benjamin Button, baseado em conto do escritor Scott Fitzgerald, apesar das indicações ao Oscar. Hmmmm...
Em 1995, lançou-se uma versão cinematográfica do livro Persuasion, de Austen, com os atores Amanda Root e Ciarán Hinds nos papéis principais. Uma obra-prima. Nunca vou esquecer aquele cinema em NYC com o porteiro uniformizado, atrás do Plaza. Lendo agora esta coletânea de artigos de professores que tentam passar a seus alunos universitários tudo o que vem sendo feito da literatura de Jane Austen, deparo com essa apropriada citação: a essência da personagem de Anne Elliott, magistralmente transmitida pela atriz Amanda Root, não cabe mais neste mundo onde não conseguimos nos desligar dos nossos telefones celulares.
O presidente Obama está brigando por seu BlackBerry: como perder o contato com o mundo? Mas é uma questão de segurança, alegam seus assessores. Agora mesmo, diz o New York Times, um 'verme' conhecido como Conficker infectou cerca de 9 milhões de computadores no mundo inteiro.
Discute-se daqui, discute-se dali, e o presidente manterá seu BlackBerry. Com restrições. A Fox News queria saber o endereço.

Mark Knoller, da Radio News disse, "None-of-your-business.com."
(Gostei, estou pensando em adotar... se um dia eu for importante... mas que o BlackBerry é fofo é... estou apaixonada... mas para responder àquela clássica pergunta: o q vc levaria para uma ilha, sua cópia de Pride and Prejudice ou seu BlackBerry, eu levaria o livro - até pq, onde eu carregaria o BB???).

Nenhum comentário:

Seguidores

MINHA PONTE

MINHA PONTE
Brooklyn Bridge