quinta-feira, 7 de maio de 2009

9- A Rosa de Alexandria (Companhia das Letras) - Manuel Vázquez Montalbán
Romance policial que apresenta o detetive mais famoso de Barcelona - Pepe Carvalho. O refinado ex-agente da CIA e da KGB perambula pelas ramblas em busca do assassino de uma mulher chamada Encarnación. Como o autor, Pepe é também um inveterado gourmet. Entre uma investigação e outra, desfia saborosas receitas da cozinha catalã.

10- Lutando na Espanha (Globo) - George Orwell
Inclui Homenagem à Catalunha clássico que relembra os dias em que o autor lutou na Guerra Civil Espanhola.

11- Contos Romanos (Berlendis & Vertecch) - Alberto Moravia
Para conhecer a Roma dos anos 50. Como bônus, a edição inclui mapas de Roma que identificam os lugares citados.

12- Suave é a noite (Best Bolso) - F. Scott Fitzerald
Retrata os glamurosos anos 20 na igualmente glamurosa Riviera Francesa, onde as noites são recheadas de festas, coquetéis e gente endinheirada. O livro virou filme em 1962.

Fiquei com vontade de ler o livro ambientado em Barcelona. Primeiro, pela cidade. Barcelona foi uma das minhas grandes emoções. Chegar no centro antigo foi tão impactante que eu comecei a chorar. O que ñ é uma coisa comum para mim. Ver de perto as obras de Gaudí foi uma realização. A Igreja da Sagrada Família é difícil de descrever em sua arte. Porque quando vamos às antigas catedrais ficamos realmente de queijo caído, tanto pela magnificência, como pela antiguidade. Parece que sentimos nos ossos, na alma a projeção de todos aqueles que já passaram por ali, trabalhando, orando, esperançosos ou desesperados. Mas a Sagrada Família ainda está em construção. Aliás, vi uma foto hoje que me pareceu diferente, não sei se houve um acréscimo desde que fui lá (2004), ou se eu não prestei atenção. Vou ter de checar minhas fotos e fotos atuais. Tudo é possível. Então. Barcelona é linda. Vou ter de comprar o livro. A própria idéia do personagem ex-espião que intercala receitas no meio das investigações é intrigante, embora não seja original - 'Nem só de caviar vive o homem' é um livro delicioso, de J.M. Simmel, que eu li há milênios, com a mesma fórmula, e que descubro agora, é baseado em uma história real. Genial.
Bon. E 'Suave é a Noite' é um must. Também li há milênios. Bons tempos aqueles em que eu lia boa literatura. Que decadência. HeHe.

Nenhum comentário:

Seguidores

MINHA PONTE

MINHA PONTE
Brooklyn Bridge