sexta-feira, 5 de março de 2010

SAN TELMO



San Telmo ("San Pedro González Telmo") é o mais antigo barrio (vizinhança) de Buenos Aires, Argentina. É uma área bem preservada da capital e se caracteriza por seus prédios coloniais (sabe o que me lembram? a rua do Lavradio e sua feira do primeiro sábado de cada mês... adorei!). Cafés, salões de tango e lojas de antiguidades se alinham pelas ruas de paralelepípedos (adoquines), comumente frequentadas por artistas e bailarinos.

Há antigas igrejas, museus, lojas de antiguidades e uma feirinha de antiguidades semi-permanente (Feria de Antigüedades) na principal praça pública, Plaza Dorrego. Tango - atividades para locais e turistas também estão por ali.

Um pouco de História

Conhecida como Colinas de San Pedro no Século 17, a área tinha principalmente estivadores e operários; foi, na verdade, a primeira área "industrial" de BsAs, de onde saiu a principal fonte de renda até cerca de 1870, desde a época colonial. Essa característica também levou aos primeiros estabelecimentos residenciais na região, de africanos, tanto de escravos como livres.

Separada de Buenos Aires por uma ravina, a área foi incorporada à cidade em 1708. A pobreza da vizinhança levou os Jesuítas a fundar uma "Casa Espiritual", que foi fechada em 1767. O vácuo deixado pela Companhia de Jesus foi suprido em 1806 pelo estabelecimento da Paróquia de San Pedro González Telmo (ou "San Telmo"), assim chamado em honra ao santo patrono dos marinheiros.

Depois de anos de decadência, San Telmo começou a melhorar, até que uma epidemia de cólera atingiu a área em 1871. Apesar dos esforços de médicos como Florentino Ameghino mais de 10.000 pessoas morreram, levando ao êxodo das crescentes média e alta classes de San Telmo para o que veio a se tornar o Barrio Norte.

O ar "boêmio" de San Telmo começou a atrair artistas locais (local artists). A crescente atividade cultural resultou na abertura do Buenos Aires Museum of Modern Art pelo crítico Rafael Squirru em 1956, assim como, em 1960, pelo advento da "República de San Telmo," uma associação de artesãos que organiza passeios artísticos e outros eventos.

A presença de imigrantes em San Telmo também levou à rápida popularização do tango na área; o renomado vocalista Edmundo Rivero adquiriu um armazém abandonado da era colonial 1969, batizando-o de El Viejo Almacén. E logo ele se tornou uma das mais conhecidas casas de tango da cidade, que levou a liderar uma renovação cultural e econômica de San Telmo.

A restauração de 1980 da antiga mansão da família Ezeiza na Pasaje de la Defensa, além disso, inspirou a renovação de estruturas similares, muitas das quais haviam sido conventillos (residências) desde os anos 1870. Como a maior parte da arquitetura original do séc. 19 do bairro, incluindo o calçamento, ainda existe, também se tornou uma atração turística.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/San_Telmo

Nenhum comentário:

Seguidores

MINHA PONTE

MINHA PONTE
Brooklyn Bridge