domingo, 7 de fevereiro de 2010

O ônibus




Ah, o ônibus... não sou fã. Prefiro o metrô. Se não pensar no que se tornou o caos do metrô do Rio... É mais rápido, eficiente e efetivo. Mas o ônibus tem uma vantagem: a visão panorâmica. Se for transporte público em cidade grande, a relação custo-benefício é excepcional. Quer dizer: por 1 passagem comum, senta-se à janela, e vai-se apreciando a paisagem. Simples assim: se quer chegar de 1 ponto a outro vapt-vupt, metrô; se ñ tem pressa, ônibus.
Bom, em NYC funciona direitinho: vc compra, por ex., passes que servem para andar nos 2 tipos de transporte. Em Berlim tb. Em Londres eu ñ entendi. Parece que não. Se vc vai ficar mais de uns 5 dias, e vai andar de metrô, tudo bem, tem o Oyster, vale a pena. Se vai ficar 2, compra 1 passe para cada dia. Fila. Estilo banco, INSS. Se resolver andar de ônibus, compra na maquininha, 1 passagem para cada viagem, que tem validade e é cara pra burro (aliás, burra mesmo, pq ñ reparei nisso logo, e perdi 1 passagem). E como todo mundo lá usa passe mensal, informação é coisa que ñ se sabe dar. Tive de descobrir na tentativa e erro. Mas como no ano anterior ñ andei no tal ônibus vermelho por medo de pagar mico, desta vez, com meu raciocínio do tipo 'posso nunca mais voltar', resolvi que ia de qq jeito.
O bom é que cada vez que eu venço um medo, um obstáculo, parece que alguma coisa muda dentro de mim. É como se fosse um ajuste interno. Dá vontade de dançar (e acho que eu danço internamente). É uma vitória "contra" mim mesma. Uma conquista, de um caminho trilhado passo a passo (re)tomando um terreno ocupado por múltiplas amarras, algumas visíveis, ostensivas, outras nem tanto, e ainda outras traiçoeiras, verdadeiras minas, deixadas por antepassados próximos e distantes, que foram dizendo ao longo do tempo que eu não podia fazer isto ou aquilo, por uma ou outra razão, sendo a principal delas o fato de eu ser mulher.
É um verdadeiro desperdício de energia mental e física esta eterna luta, mas cada pequena vitória é gloriosa.
Bom, o trânsito estava sempre horrível (obras, compras de Natal antecipadas), as fotos nem sempre ficaram boas, mas eu me diverti a rodo. =D

Nenhum comentário:

Seguidores

MINHA PONTE

MINHA PONTE
Brooklyn Bridge